Combinando a eficiência—de tempo e dinheiro—da pré-fabricação com a flexibilidade e adaptabilidade inerentes à construção in situ, a DUMAY Arquitectos criou um sistema chamado de Casa Aditiva, um método de construção modular que se aproveita dos benefícios da estandardização para construir casas com uma infinidade de diferentes configurações.
O sistema Casa Aditiva incentiva os processos participativos, disponibilizando uma série de opções de desenhos e tipologias para que os usuários possam personalizar suas casas de acordo com as suas necessidades. Somando-se à isso, este inovador sistema dá a possibilidade de articular possíveis expansões futuras, as quais poderão ser feitas à seu tempo e com custos relativamente baixos, proporcionando respostas não apenas às atuais demandas dos clientes, mas também para as futuras exigências que possam surgir ao longo dos anos.
- Artigo relacionado:
Construção modular como solução para a falta de moradia digna
Texto enviado pelos autores:
A CASA ADITIVA é um sistema de construção modular, o qual utiliza soluções estandarizadas e elementos pré-fabricados para dar forma à uma série de diferentes espaços e configurações. A nossa intenção é proporcionar um maior leque de opções para os proprietários, para que eles mesmos possam escolher as soluções que mais os convém. Além disso, como seu próprio nome diz, este sistema considera e prevê possíveis adições futuras, permitindo uma melhor adaptação às demandas dos clientes ao longo do tempo. Prever estes acréscimos de antemão permite que os mesmos sejam executados sem interromper o funcionamento e operação da estrutura existente e portando, resultam em prazos mais curtos e custos mais baixos.
Pretendemos com isso, encontrar um equilíbrio entre a sistematização da construção e a flexibilidade do projeto, o que possibilitará estabelecer novos parâmetros de qualidade, prazos e custos, ao mesmo tempo que permite uma maior adaptabilidade às especificidades de cada cliente e situação. O objetivo é combinar eficiência da pré-fabricação e a maleabilidade da construção in situ, apoiando-se na expertise da mão de obra local e construindo espaços que atendam as demandas de cada cliente.
Formalmente, a estrutura é concebida por uma base ou platô de concreto armado, o qual pode ser facilmente adaptado à topografia do terreno além de proporcionar melhores condições de isolamento para a estrutura como um todo. Sobre esta base, apoiam-se os distintos volumes do programa, estabelecendo os diferentes níveis e conexões com a topografia natural do terreno.
Quanto à materialidade, o sistema Casa Aditiva é extremamente flexível, adaptando-se à qualquer tipo de solução técnica e acabamento. Conceitualmente, esta adaptabilidade foi pensada para estabelecer relações diretas com a paisagem através da incorporação de técnicas construtivas e materiais locais, respondendo também aos fatores climáticos e às condições financeiras de cada cliente. As dimensões de cada volume foram pensadas à partir da modulação e padronização dos elementos de acabamento e revestimento, facilitando a instalação e minimizando desperdícios.
Optamos por separar cada um dos volumes programáticos que compõe a estrutura da casa, um recurso que permite maximizar as condições de iluminação e ventilação dos espaços interiores. Isso, por sua vez, acaba por criar espaços de transição que permitem que a casa se expanda para além dos seus limites físicos, assumindo a forma de terraços, pátios e jardins. Seguindo esta lógica, a adição de novos elementos poderá ser feita sem causar nenhum impacto na estrutura existente, além de preservar as características formais de sua arquitetura.
Tendo dito isso, é importante ressaltar que um dos principais objetivos deste projeto é proporcionar uma maior variedade de opções de qualidade ao mercado de casa pré-fabricadas, informando as pessoas e os convidando à participar do processo de concepção de suas próprias residências. Por isso, procuramos implementar um sistema aberto aos processos participativos de projeto, onde os nossos clientes podem escolher as soluções que melhor os convém.
- Artigo relacionado:
10 projetos de arquitetura leve, modular e adaptável na Colômbia
- Nome do Projeto: CASA ADITIVA, vivienda modular
- Escritório de Arquitetura: DUMAY ARQUITECTOS
- Arquiteto Responsável: Alejandro Dumay Claro
- País: Chile
- Superfície construída: Variável
- Localização: Variável